FONTE HELVÉTICA - COMENTÁRIO

O documentário mostra a influência da tipografia no mundo contemporâneo e o papel do design na "luta contra a feiura" e conta a expressividade desnecessária de outros tipos. É abordado também o contexto histórico da Helvética, sua criação em 1957, e sua importância no período pós segunda guerra mundial -considerado feio-.

As principais características da fonte são essenciais para seu sucesso 50 anos depois e uma das observadas são a clareza ao retirar o significado da letra e manter no contexto do conteúdo o seu poder de "estabilidade" e "solidez", a ordem, e sua capacidade de convidar à interação do que está escrito. Seu nome, Helvético, vem de Helvétia (suíça) e juntamente com as características mencionadas, foi comparada com um copo d'água gerada no deserto, e tendo se espalhado rapidamente no mundo.

Neutras, eficientes, acessíveis e humanas. A Helvética induz uma certa forma de estilo e status, porém, há opiniões que apesar de não negarem a sua solidez e estabelecimento, a fome é dada como "danger of globalization"e "monstro global" devido a seu uso durante guerras e a bruta ascensão, tirando de jogo a antiga forma de criação de letras em aço.

"Não confunda legibilidade com comunicação. Só porque uma coisa é legível não quer dizer que ela comunica algo." A máxima explicitada no documentário é relacionada à representação e a forma do tipo como significado antes mesmo no contexto, ou seja, designers teriam que se utilizar da estrutura da letra para expor o significado da palavra antes mesmo da leitura da mesma.

Por fim, é mostrado como a ascensão de jovens designers é crucial para a criação de novos tipos e como isso influencia a atualidade.

Comments

Popular posts from this blog

ANÁLISE DA INTERVENÇÃO - H. HERTZBERGER | CASA DA GLÓRIA / DIAMANTINA, MG